Acabou o CAN… pelo menos para Angola

Pois é, Angola foi eliminada nos quartos-de-final da prova máxima do futebol africano por 0-1 frente à selecção do Gana. Mas já cá volto.

A última etapa da série de grupos trouxe poucas novidades, exceptuando o apuramento da Zâmbia e a eliminação das selecções do Mali e Tunísia. Assim, ficaram apuradas as seguintes selecções e escaladas nos jogos:
– Angola x Gana;
– Costa do Marfim x Argélia;
– Egipto x Camarões;
– Zâmbia x Nigéria

Os dois primeiros jogos realizaram-se ontem, dia 24, e deixaram-me triste.
Se a eliminação de Angola foi desmoralizante, o jogo entre Costa do Marfim e Argélia foi revoltante.
Angola apresentou-se com uma equipa bastante nervosa e com elementos chave lesionados ou em baixa condição física, como foi o caso de Flávio, Djalma, Zuela ou Stélvio. Manucho Gonçalves falhou em ocasiões chave e toda a equipa acusou a responsabilidade de levar às costas toda a nação organizadora do CAN e inverter o resultado desfavorável após um golo sofrido cedo, aos 16 minutos. Por outro lado, a selecção do Gana conseguiu conter o pendor ofensivo angolano e ainda teve hipótese de aumentar a conta nos minutos finais. Fiquei triste com a falta de resposta da selecção ao golo e ao apoio de toda uma nação.
No outro jogo realizado assistiu-se a um grande espectáculo de futebol, pautado por erros de arbitragem grosseiros. Logo no início assisti a uma entrada por trás sobre o Drogba dentro da grande área que nem deu direito a canto, nem a amarelo ao jogador (que não o mereceria), nem nada. Ficou-se numa situação em que ninguém percebeu o que é que a equipa de arbitragem viu. Nos últimos minutos do prolongamento um golo anulado à Costa do Marfim, que daria o empate e respectivas marcas de grande penalidades, quando havia dois jogadores argelinos a colocar o avançado em jogo. A equipa argelina, com um futebol calculista e um esquema táctico bem montado, demonstrou que o sangue frio magrebino dá cartas no futebol africano. A Costa do Marfim jogou melhor? A Costa do Marfim merecia passar? A Costa do Marfim tinha mais beleza para dar às fases seguintes do CAN? Para mim sim, mas não chegou…
Venham mais jogos destes, mas que para a próxima tenham um resultado positivo para as equipas mais abertas e que jogam um futebol mais bonito s.f.f.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Nuvidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s