New Post

Nova Vida. Ou melhor, adeus Nova Vida.
Os altos desígnios do Senhor (esta malta põe-me assim) levaram-me a retornar ao centro de Luanda e dizer adeus ao Projecto Nova Vida. Para ajudar vim parar a uma das artérias principais da “cidade capitar”, como lhe gosta de chamar em tom de brincadeira o Chefe (que curiosamente agora é meu vizinho).
Rewind
Voltei a trabalhar na minha área base, no centro de Luanda, e os resíduos sólidos urbanos passaram a ser novamente a minha preocupação. Ora, para quem comanda operações que duram 24 horas sobre outras (malditas) 24 horas, morar a hora e meia do local de trabalho é incomportável. Assim como dormir 5 horitas e passar 4 a 5 horas no trânsito, contando com as m’baias que tenho que ir dando durante o dia. Então tive que pegar nas minhas bicuatas e mudar-me novamente para o centro.
Toca de preparar as mudanças, procurar casa, … Esperem, este é “O” filme. Procurar casa em Luanda é de tirar qualquer um do sério. A história de mandar um negro procurar porque se virem o branco aumentam a renda é um tiro no pé. Primeiro porque os valores já estão mais do que repescados e se eu não quiser há quem queira, segundo porque as condições que se querem nem sempre são bem entendidas, terceiro porque vêm-se umas 15 “casas” que não interessam, quarto porque nos fazem perder tempo que não existe, quinto… Não dá! Queres casa, vai vê-la tu. Parti para o terreno, fuçei, fuçei, fuçei e acabei por ter que “baixar o standard” pela falta de tempo e urgência da situação.
Ok, a casa não é na área onde trabalho, mas é no centro. Héééé! É no centro da confusão. O cúmulo foi no Domingo de manhã bem cedo, aí por volta das sete horas (bem cedo para o comum dos mortais, porque levanto-me às cinco e meia), ouvir um polícia com o megafone a anunciar que quem não removesse os carros teria que os ir levantar à polícia porque seriam rebocados. A señorita Clinton iria hospedar-se nas vizinhanças. E rebocaram mesmo! O que me deixou mesmo fodido foi ter havido um estouro aí por volta das quatro e meia que acordou a rua.
Para ajudar, desde que me mudei não há água. Tanquinho bonitinho, electrobomba nova, água… nicles. Mais, os senhores que me vendem a mobília querem-me dar um prazo de entrega de, mais ou menos, dezoito dias. Mais ou menos porque ouvi um senhor a reclamar que estava há semana e meia à espera dos pedaços de madeira pintados e ainda não tinha recebido nem uma cadeira. Já nem falo dos preços praticados, que a malta da Tuga até se coçava. Podia ser pior, podia ter encomendado no IKEA 😀
O prédio até nem é mau, mas o andar dá-me cabo da paciência e ter que subir 108 escadas porque nos esquecemos duma merda qualquer é de foder a paciência a qualquer um. E a rua… Como o camarada Afonso, também tenho uns vizinhos motards que gostam de pôr a moto quatro a trabalhar à hora que lhes dá na veneta. Mais, têm um amigo com uma mota de trial que não gosta de os ver sozinhos e também liga o motor para dar uns arranques. Já se lembraram de dar umas voltas às duas da matina. Puta que os pariu!
No meio desta nova aventura ainda tenho que programar as obras. Filme do caraças.
As saudades que eu já tenho da calma do Nova Vida…

Esta entrada foi publicada em Pessoais e transmissíveis. ligação permanente.

15 respostas a New Post

  1. A vida no centro está cheia de encantos!

  2. Miguel A. diz:

    Nem queiram saber…lol

  3. engricky diz:

    E os “inquilinos”? A malta que fica ali à espera de alguma coisa? Hoje estava a sair do banho e já ouvia dois gajos a discutir lá em baixo. Ainda não tinham definido bem quem lavava o carro de quem…

  4. a única forma de levarmos com todos estes cenários que nos depara-mos no dia a dia é levar-mos numa de gozo…
    se bem que um gajo querer dormir e ter uns putos a fazer barulho não há paciencia!

    eu começo a ter o cu quadrado das 4/5h que passo diariamente no transito pois estou a morar no morro bento…só ainda não mudei para o centro porque o sossego do fim de semana e a tranquilidade que se vive …..

  5. Bibbas diz:

    Não se pode ter tudo… em Luanda não se pode ter nem um bom bocado…seja de sossego ou de normalidade:) – 108 degraus? qts andares? eu morei 2 anos num 9º andar sem elevador…um dia depois de termos descido com a nossa filha ao colo, chegamos ao carro e vemos que o leite tinha ficado… foi das sensações mais horríveis..ela bebia leite especial, portanto nem dava p ir comprar outro! Já podem adivinhar o fim deste episodio (:

  6. Miguel A. diz:

    Epá, acho que até ao meu 7º andar são mais (um pouquito) de 108…

    Amanhã vou contar lol

  7. engricky diz:

    Xiii… Essa de voltar atrás por ter esquecido qualquer coisa tem-me tirado uns 5 minutos por dia (a rever a tralha). É um 6º andar.
    Outra que me tira o sono: os alarmes dos carros a dispararem sempre que passa uma mota que “ronca” mais um bocado. PQP!

  8. queimada diz:

    Hummm…. essa rua tem uma certa semelhança com uma que eu conheço aqui em Braga… 😉
    Abraços Rikiki, e força nisso 🙂

  9. engricky diz:

    Huuummm… não queimadinha, não tem 🙂 Alguém te pediu alguma vez 748 dólares para te ligarem a água? E um riachozinho de esgoto a passar mesmo em frente ao passeio do prédio? E o poço do elevador tapado com tabopan com um buraquinho para circular o ar?
    Mas também tem coisas engraçadas. Tenho na sala e no quarto uma “ante-varanda” com uns pormenores do tempo colonial bem giros. Parece-me é que não será por muito tempo… 😐

  10. Miguel A. diz:

    Bom, se a contagem não falhou, acho que 115…

  11. engricky diz:

    Não é fácil…

  12. Miguel A. diz:

    Se fosse, não tinha piada nenhuma; assim dá mais luta…

  13. pp diz:

    assim ja nao atravessa a rua para ir ao ginasio e poupa uns trocos 😉

  14. engricky diz:

    🙂
    O exercício… é um bom exercício, mas nem tempo tenho tido para poder ir ao ginásio 😦 Está apertado.

  15. Miguel A. diz:

    Se fosse por aí, andava eu esquelético, em vez disso, alarguei…

Deixe uma Resposta

