Leitura de cabeceira

Desde que vim para Angola que readquiri o gosto pela leitura, mais não fosse pelas horas que se perderiam nos aeroportos 🙂
Nos últimos tempos tenho sido “abençoado” com livros de grande qualidade e que se encaixam perfeitamente no meu estilo favorito: os romances baseados em factos verídicos.
Um dos últimos que me veio parar às mãos desta onda foi O Império da Eternidade de Anthony O’Neil. Embora a época da acção seja um pouco longínqua para o meu gosto, séculos XVIII e XIX, a trama e o método de escrita do autor são extremamente cativantes e teleportam-nos facilmente para a época descrita. Confesso que com o calor que se faz sentir por cá será bem mais fácil imaginar-me nas tórridas areias e nos Casbahs do Cairo, mas a leveza com que a história decorre facilmente também me fez sentir o frio das Highlands da Escócia na ponta dos pés (mas isso acho que era do AC estar a bombar bem 😛 ). Cativou-me bastante pelos factos da vida pessoal e tropelias militares de Napoleão Bonaparte (pelos vistos o 2º) que não me tinham sido transmitidos até à altura por nenhum documentário da National Geographic 😀

Neste estilo de escrita, confesso que sou fascinado pelo “nosso” José Rodrigues dos Santos. Agradam-me certos pormenores sempre presentes na sua escrita, como o conhecimento que transmite, os excitantes affairs (grande professor Noronha) e os temas abordados. Assim, só este ano devorei todas as obras do famoso jornalista. Por essas e por outras espero pacientemente pelo novo livro, A Vida num Sopro, e por ver o Codex 632 no cinema.

Para já, contento-me com um livro de outro escritor nacional, Francisco da Costa Oliveira, e um romance bastante interessante – Anjo Negro.

Esta entrada foi publicada em Pessoais e transmissíveis. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

